***s2***Meus foguetinhos***s2***

Tenho por objetivo,além de registrar doces lembranças,dividir experiências e compartilhar alegrias com mamães corujas como eu.

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

Fiz um teste uma vez que me definiu como mãe superprotetora que vê perigo em tudo e que gosta de cuidar de perto. Sou a mãe mais orgulhosa deste mundo! Tenho 32 anos, sou Engenheira civil, profissão que amo de paixão. Não sou dona de casa por mais que tente...mas sou mãe de dois molequinhos que dão um trabalhão porém compensam de tanto orgulho e alegrias.

terça-feira, abril 14, 2009

O dilema da babá


Enfim de volta ao cantinho!!!! Tanta coisa aconteceu, tanto que minha barriga cresceu...e passou-se em branco...E amigas visitando e querendo notícias...desculpem. Os acontecimentos me atropelaram e passei e continuo por momentos que nunca imaginei passar na minha vida.
Teve um parque instalado na cidade. O pior é que daqui de casa se vê facilmente o negócio. Gustavo fica doidinho né? Pede o tempo todo, ainda mais que passam um mês na cidade, mas ficam anunciando que é só por um final de semana, aí a criançada tudo apavora com medo de irem embora mesmo.
No parque, até eu tive que ir nuns brinquedos com ele mesmo com advertência pra gestante porque fiquei com medo de mandá-lo sozinho. E os olhinhos dele até brilhavam de vontade de ir. Foi uma mini montanha russa (sem looping), mas tinha uma descidinha que o estômago ia lá em cima. Depois foi no trem fantasma e no carrinho de batida. E ele dava risada quando batia...acredita que até o Rodrigo sentiu, que chutava forte a minha barriga, acho que se divertindo também...rsrsrs. Não pude bater foto, eles não permitiam, pode?
Gravei o último ultra-som com 35 semanas. E só me toquei em fazer isso porque vi uma moça no consultório ligando pro marido trazer 10 reais pra gravar. E aí que dancei: meu garotinho já estava muito grande e só dá pra ver pé, coquinho e barriga. O médico ainda pelejou pra ver se conseguia ao menos um perfil do rostinho, mas molequinho tava discostas e resolveu não dar as caras. É dose...
E os dias que antecederam e provocaram um trabalho de parto meio prematuro foram mesmo turbulentos. Em um dos acontecimentos das últimas semanas envolveu algo que achava certo. Um dia na minha vida julguei um cara sem conhecê-lo e vim a me apaixonar por ele depois. Jurei nunca mais fazer isso de novo na vida: fazer pré-julgamentos. Desta vez foi o contrário: julguei bem uma pessoa e me ferrei de novo. Foi a babá. Talvez eu tenha exagerado mesmo, afinal não passava de uma menina de 15-16 anos (nem cheguei a saber). Não tão nem aí pras responsabilidades. Mas me chateou muito mesmo.
Me achei uma patroa muito boa, não exigia nada dela, além de tomar conta do Gustavo e dar-lhe o lanche. E queria coisa mais fácil que cuidar de uma criança de 6 anos, totalmente independente em tomar água, comer, se trocar, ir ao banheiro e etc!
Fiz uma das casinhas de guloseimas do chá-de-bebê pra ela, dei uma blusinha de presente no final do ano e pagava muito mais do que ela recebia antes olhando duas crianças, e pagava nos dias combinados. Porém, já me aborreceu o Gustavo me dizer que ela já não preparava o café da tarde pra ele e quando eu chegava em casa ele me reclamava fome. E ela comia. Disse que ele não pedia...(e ele não se virava de vergonha dela).
Depois desapareceu um banho de sol com a camisetinha, bonézinho e tudo que eu tinha comprado pro bebê, da gaveta da cômoda (e foi um dos mais caros). Procurei por todos os lugares pra ter certeza de que tinha sumido e chorei muito mesmo pela perda, principalmente porque comprei pro meu bebezinho usar. Ainda me custava acreditar que fosse ela, pois eu deixava dinheiro pro café da tarde e ela trazia o troco certinho e arrumava a casa pra mim, e nem eu nem o Anderson via ela sair com nada, nem bolsa ela trazia...enfim, não minto, suspeitei até de minha irmã ou principalmente do namorado dela pra me passarem raiva. Mesmo assim segui o conselho de minha mãe e tranquei o quarto com cadeado com desculpa do Gustavo não usar o telefone pra me ligar toda hora no trabalho como fazia.
Aí, depois que minha irmã tava viajando, sumiu o porta-moedas do Gustavo com mais de 5 reais dentro. E ele me contaria se fosse ele que tivesse gastado. O Anderson achou, depois do nascimento do Rodrigo, dentro de uma mochila velha na estante, com apenas 20 centavos.
Pra acabar de completar, ela trabalhou até uma quarta de manhã e o Anderson me avisou que a mãe dela ligou no almoço e falou que a menina tava passando mal e ia levar no pronto-socorro. Até aí tudo bem, fazer o quê? O Gustavo teve que ficar duas tardes com a vó que nem olha direito e uma tarde aqui em casa sozinho com visitas periódicas do pai. Na segunda ela também não veio e mais uma vez o menino teve que ficar sozinho. Liguei pra ela à noite e ela veio na terça e o restante da semana.
Na semana seguinte ela trabalhou na segunda e à noite atendi o telefone. Uma voz de menina me dizendo que era mãe dela e que o marido tinha arranjado uma consulta pela Usina pra ela, aí se atrapalhou e deixou escapar um ‘então meu pai’, e disse que a Tati só viria na quinta. Respondi tudo bem. Ia adiantar outra resposta se ela não queria vir... Mas já viram uma consulta durar 2 dias? Cheguei no Anderson e perguntei se na vez que ele atendeu, não achou a voz estranha. Ele respondeu que devia ser a irmã dela de certo. Aí pra mim já deu; mentira já é horrível, mentirinhas esfarrapadas então...
Na quinta me arrumei pra ir trabalhar e nada dela vir. Faltei pra não deixar o Gustavo sozinho mais uma vez. Fui atrás da filha da minha vizinha aqui que olhou ele na sexta pra eu ir trabalhar (30/01) e sem querer foi meu último dia no trabalho pra começar uma licença não programada. Eu pretendia começar dia 15/02. E estávamos com dois orçamentos grandes pra entregar; ainda garanti pro meu supervisor que até a entrega pelo menos do primeiro, eu estaria ali firme e forte pra ajudar...puxa vida...
Agora fiquei sabendo que a babá vivia enfiada no meu quarto enquanto o Gustavo ficava pelo quintal (coisa eu tinha pedido pra ela não deixar). Que ela recebeu a cunhada aqui em casa um tempão (pode ter dado a roupinha pra outra levar). Teve uma vez que meu celular tocou e a chamada veio daqui de casa, já atendi chamando pelo Gustavo, ela perguntou quem tava falando. Disse meu nome e ela respondeu que era engano. Acho que apertou o redial sem querer. Daí já vi que ela tava usando o telefone daqui.
Na segunda cedo (02/02) ela apareceu, dispensei falando que já estava pra tirar a licença e pedi pra ela vir buscar o acerto à noite. (Até pra receber enrolou, só veio na quinta). Faltei do trabalho de novo pra levar o Gustavo ao primeiro dia de aula, pois fiquei com dó de deixá-lo sozinho. O pai ia levar de bicicleta e ia embora trabalhar. E coração de mãe não se engana, ficamos a chamada de todas as salas e nada de chamarem ele. Fui saber, a série dele é à tarde esse ano. Imagina o menino ali sozinho! Voltamos à tarde e ainda fui ao centro comprar enfim o uniforme dele.
E quando a conta do telefone veio...cheio de ligação a cobrar de celular. Atendi um dia uma ligação dessas e uma menina me perguntou dela. De certo ficavam batendo papo a tarde toda...
Na terça (03/02) faltei ao trabalho de novo, além da agonia de não saber o que fazer pra resolver com quem o Gustavo ficaria, eu tava num cansaço tão grande nas pernas, sei lá. Ainda comentei com o Anderson que no dia anterior ao parto do Gustavo, eu me senti muito parecida...

SEMANA DO BEBÊ:

Dia 26:Massagear sua barriga com óleo de uréia e amêndoas ou vitamina E aliviará as coceiras. (Só resolve as coceiras mesmo, porque as estrias...)
Dia 27:Semana no. 36. Décimo mês lunar.
Dia 28:O bebê pesa aprox. 2.420 gramas e mede por volta de 45 cm.
Dia 29:Esta é uma boa hora para adquirir coisas para o quarto do bebê como: um berço, um moisés, um trocador e roupas em geral, são uma boa idéia.
Dia 30:Certifique-se que não falta mais nada no enxoval do bebê.
Dia 31:Faça uma pequena mala para levar ao hospital: não se esqueça de roupa de dormir para o papai. (Comprei o berço e o colchão, que era o que faltava)


Seu bebê continua engordando -- até 30 gramas por dia. Ele deve estar pesando por volta de 2,7 quilos, com 45 centímetros de comprimento. Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebê está descendo. (Sentada no trabalho a barriga comprimia minhas coxas) Quando ele encaixar, seus pulmões e seu estômago vão agradecer, e você conseguirá respirar e comer um pouco melhor. Andar, porém, vai ficar cada vez mais desconfortável -- há mulheres que dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua. (Nei sei como consegui caminhar nos 5 últimos dias...era um cansaço enorme nas pernas e essa do xixi, caramba. Parecia que eu ia me mijar pernas a baixo a todo momento).

FEVEREIRO
Dia 1:Papai: enfatize o lado positivo. Lembre à ela que está linda e que serão ótimos pais.
Dia 2:O bebê aumenta seu peso em torno de 14 gr. ao dia.
Dia 3:Semana no. 37. Esta é a data mais cedo para um parto normal. Prepare-se.
Seu bebê pesa por volta de 2,8 quilos, e pode ter até 50 centímetros de comprimento.
Dia 4:Os pulmões do bebê estão totalmente desenvolvidos.

Seu bebê pesa por volta de 2,8 quilos, e pode ter até 50 centímetros de comprimento. A cabeça, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero. Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele. O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio.

1 Comments:

Anonymous DEA said...

Ro vc nem imagina a preocupação q estava c vc e as cças!
Parabens pelo Rodrigo, Deus abençoe grandemante vcs!
Bjs e mtas saudades!

4:50 AM  

Postar um comentário

<< Home