***s2***Meus foguetinhos***s2***

Tenho por objetivo,além de registrar doces lembranças,dividir experiências e compartilhar alegrias com mamães corujas como eu.

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

Fiz um teste uma vez que me definiu como mãe superprotetora que vê perigo em tudo e que gosta de cuidar de perto. Sou a mãe mais orgulhosa deste mundo! Tenho 32 anos, sou Engenheira civil, profissão que amo de paixão. Não sou dona de casa por mais que tente...mas sou mãe de dois molequinhos que dão um trabalhão porém compensam de tanto orgulho e alegrias.

sábado, agosto 09, 2008

Sagas e regalias de uma grávida

Sumi semana passada pra não escrever bobeira...Sim pois aconteceu algo muito triste comigo, desesperei, passei mal, endureceu barriga, quase pus o filho pra fora (literalmente falando)...
Acatando os conselhos de mamãe (que me liga xingando toda vez que os parentes lêem algo aqui e comentam ou perguntam pro meu pai e eles piram...). Gente, pelamordiDeus, lê aqui e é isso mesmo, não precisa confirmar com meu pai...
Só sei que segunda as coisas se encaminharam, graças ao meu bom Deus Jeová e estou me esforçando e dedicando ao trabalho. Apesar de ter que urgentemente resolver alguns obstáculos...Por exemplo: Fui contratada para dar apoio ao setor técnico e orçamento, estando disponível o máximo que puder, o que envolve ficar algumas horas a mais ou ir trabalhar aos sábados e quem sabe até domingo se a coisa apertar...Enfim, tempo eu tenho e afinal não é todos os dias e nem toda semana; porém o negócio é transporte...Vou no ônibus da empresa, mas pra voltar ou ir aos sábados, o ônibus sevai e fico a mercê de mototaxi (convênio da empresa).
Quinta feira foi quase uma luta braçal pra convencer o carinha sem mãe a passar pela rodovia, pois insistem em querer pegar uma estradinha de terra que sai num bairro meio pesado aqui...'É que eu tô grávida e por ali dá muita bacada.' O infeliz: 'Eu vou devagarzinho...' No maior escurão no meio do mato!? Falei: 'Moço, semana passada eu tive contração e meu médico disse pra eu tomar cuidado...' Quase irredutível e bronco: 'Tá bom vai, eu passo.' E praticamente não adiantou nada, pois voou pela estrada e na cidade passava pelos buracos e lombadas que me mandava lá em cima. Resultado: tive que chegar e me deitar na cama com muuuita dor por baixo da barriga.
Tem gente que gosta, mas ô coisa mais idiota que inventaram foi moto. Que desconforto! Não serve pra nada aqueles amortecedores...
Preciso dar um jeito, nem que seja um Pois é, mas inteiro, vou ter que comprar...Sem falar que não vou poder ficar subindo em moto por muito tempo...E preciso muito me dedicar e mostrar meu valor agora pra consevar meu emprego depois.

Avaliação por escrito do meu supervisor ao sistema de qualidade pessoal da empresa:

Pontos fortes: Boa comunicação e busca de informações, honestidade
Pontos a aprimorar: conhecimento de sofwares em orçamento e planejamento
Metas a cumprir: Buscar e manter um relacionamento com fornecedores a fim de aliviar o setor de suprimentos
Conclusão: Ela demonstra empenho, satisfação e muita vontade de produzir.

'Vós escravos, sede obedientes aos que são os [vossos] amos em sentido carnal, com temor e tremor, na sinceridade dos vossos corações, como ao Cristo,' - Efésios 6:5


Por um lado estou desde já desfrutando do conforto e preferências que a barriga me traz...Sim, já nem penso duas vezes, empino meu barrigão e entro mesmo na boca dos caixas passando por todos naqueles filão...Hoje o centro da cidade tava um caos...o povo tudo se desespera, entopem de loterias a supermercados, deixando funcionários doidos e querendo atendimento 5 estrelas...(Isso é só pra quem pode...e está grávida, meu bem...) Depois de pagar as contas da casa, comprar algumas bugigangas na 1,99 e comprar um colchão pro Gu que tá quase dormindo nas tábuas, coitado...e chapinha pra mim (é uma urgência à vaidade e um remédio pra tentar fritar as lêndeas de piolho, que pra variar peguei outra vez do Gustavo e estou há um mês lutando pra acabar com a praga no pente fino, já que não posso pintar o cabelo e acabar com tudo de vez...); fui à Pernambucanas, pagar a Lavadora (que é uma mão na roda e ninguém sabe como se sobrevive tanto tempo sem uma...) e comprar um liquidificador dos bão prusquê o marca meia-tijela de só um aninho enfumaçou toda a casa e entregou os pontos apenas com uma mísera e mole vitamina de abacate.
Bem, depois de conversa vai e vem e gerente bãozinho que deu um jeitinho e estendeu ainda mais meu limite no cartão da casa sem precisar apresentar o tal holerit abre-caminho, dei de cara com uma camiseta-a-cara-do-papai e me lembrei de meias, que pra ele são quase descartáveis de tanto que soa os pés, mãos e demais partes do corpo que algumas pessoas sofrem, e uma carteira pra mim , que já saiu botão e tá guspindo documentos pra fora (dinheiro nem tanto, pois nem esquenta lá...) Dou de cara com um filão de chegar na porta...que fiz então? Toda inocente, perguntei a moça do caixa: 'Gestante passa aonde?' A resposta: 'Pode chegar aqui que já te atendo.' Ah...que palavrinha mágica essa GESTANTE...pra desespero e xingamentos dos demais impacientes da fila. Ah gente...é só mais sete meses, eu tenho que aproveitar...Fui alegre e serelepe á outra loja ainda adquirir uma bata mais comprida pra usar com uma leg que tenho e deixa as coxas transparente e um vestidinho leve e solto para trabalhar.

PAUSA-Que pra variar, o Anderson não se agradou porque não tem mangas e disse não ser possível eu ir trabalhar com aquelas roupas...E dá pra ter escolha? Essa cidade é uma B... tudo de útil que abre, quando precisamos, fechou. Foi assim com uma loja especializada em roupas de gestantes (e não sei porque, afinal aqui barrigudas é o que mais tem...) e vi hoje que até a Cacau Show, também já era...E ainda fui me esbaldar com Gustavo na sorveteria enquanto o infeliz do final da fila na Pernambucanas desejava que o mundo acabasse em barranco...Kkkkkkk.

Por outro lado esse barrigão de DOIS meses e meio me deixa preocupada...Prisão de ventre é uma coisa que levo comigo desde a infância e tive um sofrido episódio na gravidez do Gustavo com isso. Porém nessa gravidez...pela madrugada! Acordo comendo mamão com açucar (coisa que detesto), um copão de Activia ameixa e uma tigela de aveia crua com leite e açucar, comendo a banana nanica cozida (conselho da vovó), mexerica com bagaço, manga cortada pra ir os fiapos e nada adianta...Solto o bagulho tipo assim de 3 em 3, 4 em 4 dias...E preciso agachar no chão senão perde a força e fica pela metade.
Imagina a cena no banheiro da empresa: eu ajeitando papel no chão e depois catar o fulano pra jogar no vaso...Ainda bem que não esqueço de trancar a porta...Mas isso não é tudo, procuro comer pouca carne e muita, muita salada com legumes na hora do almoço (até porque nunca desejei e senti tanto prazer em toda minha vida em comer esses alimentos), minha barriga vai inchando e endurecendo de gases de tal forma que o povo se admira e até disconfia da idade dessa gravidez...Bem, eu passo o dia sentada, mas não posso sair de hora em hora pra dar voltinha e resultar ser motivo de descontentamento dos patrão...Minha consulta é só no final do mês...sem falar que ainda preciso fazer o pacote de exames pré-natal até semana que vem, que, cai de costas: fica em 293,00 reals...Convênio da empresa só cobre consultas. Idéia brilhante foi calçar a cara e ligar pro amigo médico da rua de baixo pedindo pra quebrar esse galho...ele vai passar o pedido no papel do SUS no ambulatório que atende e assim não pago um tostão...Conhecer as pessoas certas com ajuda de Deus, sem dúvida é a solução...

E tô assim, meio ansiosa, meio incerta, meio entupida...assim confiando em Deus sempre.

SEMANA DO BEBÊ:
Dia 28: Semana no. 10. Já existe por volta de 30 gramas de líquido aminiótico.
Dia 29: Algumas mulheres vivenciam uma dor ciática (dor lombar e/ou nas pernas): procure seu médico.
(Tenho tido dor nas pernas, como se tivesse caminhado o dia todo quando eu passo o dia sentada...pena que minha primeira consulta seja só no final do mês de agosto ainda...)
Dia 30: Os dedos dos pés e das mãos tornam-se mais definidos. (Amo pézinhos e mãozinhas... Tive um dia horrível...me deu tanta angústia e desespero que minha barriga ficou dura)
Dia 31: Exercícios farão você se sentir melhor. Mas vá devagar! Mantenha seus batimentos cardíacos controlados. (Fiz uma caminhada na hora do almoço pra pensar e tentar me acalmar...à tardezinha fui à Santa Casa e estava com contrações, o aparelho do hospital só chiava e não deu pra ouvir o coraçãozinho do bebê, estou tomando remédio pra não acabar evoluindo à um trabalho de parto, ela receitou um calmante, mas tenho medo de tomar...)
AGOSTO
Dia 1:
Tome cuidado quando exercitar: seu centro de gravidade está mudando. Observe seu equilíbrio. Isto piora a partir do 5º mês.
(Estou muito nervosa e quase passei mal pra valer com as manhas do Gustavo...)
Dia 2: As mãos estão mais desenvolvidas que os pés e os braços estão mais longos que as pernas. (Estou muito triste...mas confiante em Deus)
Dia 3: O processo de crescimento continuo dos orgãos do bebê é chamado de "organogenesis" (criação dos órgãos).

‘Elogiar-te-ei porque fui feito maravilhosamente, dum modo atemorizante. Teus trabalhos são maravilhosos. De que minha alma está bem apercebida. Meus ossos não te estavam ocultos Quando fui feito às escondidas, Quando fui tecido nas partes mais baixas da terra. Teus olhos viram até mesmo meu embrião, E todas as suas partes estavam assentadas por escrito no teu livro, Referente aos dias em que foram formadas, E ainda não havia nem sequer uma entre elas.’ – Salmos 139:14-16

Dia 4: Semana de no. 11. As costas do bebê tornam-se retas.
Dia 5: Exercícios apropriados ajudam no controle da bexiga e intestinos durante o nascimento. Contraia o períneo várias vezes ao dia (50 vezes aprox.).
(Sempre fiz isso na hora de fazer xixi e nem sabia que era bom...)
Dia 6: As mães desenvolvem uma grande quantidade de sangue para ajudar seus bebês: coma alimentos com muita proteína e ferro.
Dia 7: As pálpebras do bebê encontram-se fechadas sobre os olhos em desenvolvimento.
Dia 8: Dê preferência a carnes cozidas. Lave bem as verduras e legumes. Não esqueça do vinagre.
(E os gases?...)
Dia 9: Exame pré-natal. Não deve passar da 12a semana. (Graças à Deus, dei um jeitinho...)
Dia 10: Ossos começam a crescer. As costelas e a coluna vertebral são ainda moles. Somente depois elas endurecem. (E de vez em quando sinto uns chutinhos, tipos: 'Mãe, tá me apertando!')