O grande instrutor

Naturalmente, a responsabilidade dos pais não acaba quando o filho nasce. Muito pelo contrário. É verdade que, de início, o bebê é quase totalmente dependente dos pais, que cuidam das suas necessidades físicas. Mas à medida que cresce, a criança precisa de mais do que isso. Precisa de ajuda para se desenvolver em sentido mental, emocional, moral e espiritual.
Para desenvolverem de forma saudável, os filhos precisam especialmente do amor dos pais. Embora seja importante os pais dizerem aos filhos que os amam, é ainda mais necessário demonstrar isso na prática. Os filhos precisam do bom exemplo dos pais. Precisam de orientação moral, de princípios em que se basear. E precisam disso desde muito pequenos. Quando os pais esperam até os filhos ficarem mais velhos para dar esse tipo de ajuda, o resultado pode ser desastroso.
Os melhores princípios que existem se encontram na Bíblia. Há muitas vantagens em usar a Bíblia para dar instrução. Uma delas é que os filhos percebem que a orientação não vem de algum humano, mas do nosso Criador, nosso Pai celestial. Isso faz com que o conselho tenha muito mais peso.
A Bíblia incentiva os pais a se esforçarem ao máximo a fim de fixar princípios corretos na mente dos filhos. Mas à medida que os filhos crescem, muitos pais acham difícil falar com eles sobre os assuntos realmente importantes.
Atualmente as crianças são expostas à sexo ilícito e outras práticas degradantes de um modo que pareceria inimaginável a poucos anos. É preciso defendê-las contra esses ataques. As crianças, em especial, precisam de orientação para recorrer à Fonte de toda sabedoria: nosso Pai celestial (cujo nome é) Jeová Deus. Jesus, o grande instrutor, sempre dava esse tipo de orientação.”
Este é o cabeçalho que consta no livro “Aprenda do Grande Instrutor” publicado pela Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Essa publicação faz parte de uma obra educativa bíblica, mundial, mantida por donativos voluntários.

O objetivo desse livro é ajudar os pais nessa tarefa. Nele, você encontrará matéria para ler com os filhos, que edifica a espiritualidade deles. Mas não é só isso: o livro deve estimular o diálogo entre as crianças e aqueles que o lêem para elas. O livro incentiva a criança a participar. Em cada capítulo, há muitas perguntas bem colocadas. As crianças gostam de participar. Sem isso, elas perdem o interesse rapidamente.
O mais importante, porém, é que essas perguntas ajudarão a discernir o que se passa na cabeça da criança. É possível que nem sempre ela responda de forma correta. Mas a matéria depois de cada pergunta foi preparada para ajudá-la a ajustar sua maneira de pensar.
Uma característica especial deste livro é o uso de mais de 230 gravuras. Elas podem ser um excelente recurso didático que ajudará a fixar na mente da criança as lições ensinadas. Mas ele recomenda que, a fim de fortalecer os vínculos afetivos e o respeito entre pais e filhos, não deixar de ler o livro com a criança e regularmente.

1 Comments:
Oi Amiga, gostei da dica do livro.Realmente, educar filhos nao é nada fácil...ai ai ai!
bjus
Postar um comentário
<< Home